Há 19 anos, iniciava-se a caminhada do Grupo Escoteiro Pedra Branca – GEPEB: uma entidade voluntária que abraçou (e foi abraçada) pela comunidade local.
O Grupo Escoteiro Pedra Branca 23º/SC foi fundado no dia 1º de agosto de 2003, e desde então vem atuando ininterruptamente no município de Palhoça e, principalmente, atendendo a necessidade da comunidade local.
Por meio do seu programa educativo, propicia a capacitação e desenvolvimento de temas como liderança, civismo e respeito às instituições, ajuda ao próximo, trabalho e gestão de equipe, inteligência emocional, valores morais e convívio social.
Ainda, com um diretor Presidente que acumula mais de 50 anos de escotismo e uma experiência nacional e internacional, foi reconhecido por seu trabalho voluntário voltado a educação como cidadão honorário de Palhoça pelos órgãos públicos do município.
O GEPEB mantém uma linha firme na formação cidadã escoteira, seguindo um programa educativo que prevê a formação de crianças e jovens por meio de atividades que visam desenvolver seis áreas humanas, sendo elas: o Físico, o Intelectual, o Caráter, o Afetivo, o Social e o Espiritual.
OS NÚMEROS DO IMPACTO SOCIAL
Nesses 19 anos de trajetória já impactou em sua formação escoteira mais de 1.400 famílias, entre eles crianças, jovens e adultos.
Se estima que, nestes anos, tenham sido feitas mais de 10 mil horas de voluntariado em mais de 700 atividades diferentes entre acampamentos, mutirões, trilhas e jornadas, dentre outras atividades.
VOCÊ CONHECE AS FAIXAS ETÁRIAS DO RAMO?
Lobinhos e Lobinhas: de 6 anos e meio aos 10 anos. Nessa fase, tudo é transmitido por meio de brincadeiras. A criança começa a aprender sobre trabalho em equipe e a descobrir quais são seus interesses no universo escoteiro.
Escoteiros e Escoteiras: dos 10 aos 15 anos. Com mais independência, é a hora de acampar. São as crianças que montam as barracas e cuidam da alimentação, mas os adultos do grupo, chamados chefes, sempre acompanham.
Sêniores e Guias: dos 15 aos 17 anos. Nessa idade, o jovem é movido a desafios, por isso as atividades são mais complexas e os acampamentos, mais “radicais” – tem até uma modalidade em que as barracas ficam flutuando!
Pioneiros e Pioneiras: dos 18 aos 21 anos. O escoteiro exercita cada vez mais seu papel de cidadão e participa de ações como a que aconteceu ano passado no Brasil: mil participantes de 15 países visitaram instituições carentes para, entre outros gestos, plantar hortas e consertar brinquedos.
E AÍ, PARTIU SER ESCOTEIRO OU ESCOTEIRA?
Se você ficou interessado em conhecer mais sobre o Movimento Escoteiro e o Grupo Escoteiro Pedra Branca, entre em contato agora mesmo com eles através do seu perfil no instagram @gepedrabranca.