Não é novidade para ninguém que o número de profissionais autônomos, no Brasil, aumenta a cada ano. E, com a pandemia do COVID-19, conhecido popularmente como coronavírus, muitos profissionais estão na procura de alternativas para impulsionar vendas e ampliar negócios.
Neste momento, é muito importante que estes profissionais se reinventem no período de isolamento social, usando a criatividade e as plataformas digitais para alavancar novas oportunidades. Está mais do que na hora de investir em Marketing Digital.
O que é o marketing digital e como funciona?
O Marketing Digital é o tipo de marketing realizado em ambiente digital, mas precisamente aplicado nas Mídias Sociais. O ambiente web permite aproximação entre as pessoas, como potenciais clientes, e é nesse ponto que profissionais autônomos precisam explorar, se comunicando da forma correta.
E o que são mídias digitais?
Todo e qualquer conteúdo ou veículo de comunicação que baseia sua existência na internet é considerado uma mídia digital. É um universo gigantesco pois abarca desde a publicidade que aparece no Google quando pesquisamos um produto, até as redes sociais gratuitas como Facebook, Instagram e TikTok.
#1 – Quem paga (geralmente) aparece mais
Uma das grandes revoluções no Marketing Digital se deu através da popularização da propaganda paga nas mídias sociais. Antigamente, colocar publicidade num jornal era a opção mais efetiva para captar novos clientes. Mas os tempos mudaram.
Hoje em dia, é possível realizar propagandas específicas para usuários com o perfil de potenciais clientes e por um valor acessível a todos os bolsos. O que vai mudar, em partes, é para quantas pessoas você irá aparecer.
#2 – A era dos sorteios chegou para ficar
Nada atrai mais o usuário da internet brasileira do que um sorteio nas redes sociais. É incrível como esta ação pode causar engajamento entre seguidores e curiosos.
Realizando um sorteio, você pode atrair a curiosidade para o seu trabalho e captar potenciais clientes. E se você não possui ou oferece um serviço que propicie um sorteio? Temos uma bela dica para isto no parágrafo abaixo!
#3 – Crie uma rede de parceiros!
A atual situação não está fácil e por isso você precisa pensar em parcerias com outras pessoas. Que tal você indicar em suas redes sociais o trabalho de algum profissional que você admire? Ele poderá fazer o mesmo e o público de vocês terá uma referência de confiança.
Esta prática é bem interessante e pode ser aplicada em um sorteio, por exemplo, pois gera engajamento e tráfego de pessoas de lugares de nichos diferentes.
#4 – Trabalhe sua imagem de maneira profissional
A internet não aceita mais a ausência de profissionalismo nas redes sociais e na imagem de profissionais. Hoje existem inúmeros recursos para você gerenciar mídias sociais, aumentando a credibilidade e o profissionalismo em sua presença online.
Outro fator importante é a popularização de serviços que prestam consultoria e cuidam do Marketing Digital para profissionais autônomos. Existem empresas especialistas em lidar com demandas específicas para cada nicho de ação de profissionais ou também, ferramentas que auxiliam o próprio profissional a viabilizar uma imagem profissional.
O amadorismo na internet ficou no passado, ok?