Todos temos um pequeno negócio perto de nossa casa. Um amigo, um conhecido que nos cumprimenta na rua, sabe o nosso nome, conhece nossos filhos e nossos gostos. Alguém que vai recomendar algo de nossa preferência ou vai nos avisar que chegou algo que estávamos procurando.
Sim, o comércio local está na nossa vida cotidiana e muitas vezes não percebemos isso.
Para muitas pessoas, o comércio local representa a primeira oportunidade de emprego. É no mercado do bairro, na loja de conveniência, na loja de presentes, na padaria, o primeiro estágio…. Há inúmeros exemplos de casos assim e lista se torna extensa.
O desenvolvimento local ajuda a melhorar nosso bairro, nossa cidade e nosso entorno.
Adquirir do comércio local faz que o dinheiro fique no bairro, possibilitando criar novas oportunidades e gerar mais empregos, além de distribuir melhor a renda entre pessoas que convivem diariamente e possuem propósitos iguais. É pensar em um bairro mais humano e consciente.
Outro ponto importante que destacamos é que, ao comprar ou usufruir de serviços do empreendedor local, as pessoas ajudam ao comércio ou empresa local a se desenvolver e, com o tempo, melhorar a prestação de serviços no bairro. O estímulo faz o empreendedor poder inovar, melhor o desempenho, diversificar a oferta e, talvez o mais importante, atender melhor as pessoas.
Além de melhorar nosso bairro, podemos ajudar o meio ambiente não utilizando nosso carro, priorizando caminhadas ou saídas de bicicleta.
Ainda resta alguma dúvida?