Ao realizarmos a curadoria dos momentos e memórias que a comunidade vive em nosso bairro nos sentimos inspirados a criar e compartilhar cada vez mais histórias.

E sempre nos perguntamos:

“O que acontece por trás destas imagens que repostamos”?

Dá aquela vontade de conhecer mais, de estar próximo mesmo distante sabe?

Porém algumas dessas histórias não seriam as mesmas se não fossem contadas pelos seus protagonistas. E temos a sorte de alguns deles aceitarem o nosso convite e nos brindarem com palavras e experiências que nos aquecem o coração.

A narrativa a seguir pertence a Clarice e sua família. Um recorte importante do que eles tem vivido neste período, sua história familiar e como ela e o André estão transmitindo valores importantes a Laura e ao João.

André, Clarice, João e Laura com sua produção da Linha da Terra

Por Clarice Mendonça de Oliveira

Em tempos de coronavírus, no ano de 2020, nossa família vem passando um período de alguns meses em quarentena, como vivenciado no mundo inteiro. Nesta experiência, estamos descobrindo tantas coisas juntos…organizamos a casa, fizemos muitas comidas caseiras, compramos e vendemos itens domésticos, não fizemos dieta mas fizemos atividade física e boas trilhas, fomos professores nas aulas online, criamos um local de artes para as crianças colorirem, pintarem, entre outras atividades. Eu, fiz meditação, assisti lives, fiz cursos online, li livros, me dediquei a alguns projetos pessoais, tirei alguns momentos para acolher a mim mesma, trabalhei muito home office e dei muitos beijinhos nos filhos nos intervalos das reuniões! Tem sido um longo período…um período histórico de muitas descobertas. Acho que tem sido um detox emocional também, um momento de experimentar um novo jeito de viver e viver com intensidade a escolha de ter uma casa, uma família, filhos. É certo que só tenho a agradecer e todas as dificuldades desse processo precisaram ser encaradas como “muito pouco”, perto de tantas outras realidades…

Neste momento de pandemia, também empreendemos em família. Começamos a produzir uma receita da casa, que são tomates secos defumados. Nesse processo, o André (marido) faz a compra e a produção (sim, ele é o cozinheiro), o João ajuda a lavar os tomates (com supervisão e controle de qualidade, obviamente haha), Laura faz fotos, vídeos e as entregas dos pedidos e eu, cuido das vendas, da marca, do instagram, dos contatos. Desenvolvemos tudo isso sem nenhum compromisso pra dar certo, pois carregamos tudo com leveza e amor. Nosso objetivo maior foi empreender em família e dar exemplo aos filhos. Foi fazer a nossa parte neste momento difícil e trazer novas alternativas e motivação para o lar. Ficamos bem felizes de ter a produção dos tomates secos defumados aos finais de semana, numa produção caseira, artesanal, cheia de propósito. 

Neste momento, nossa venda está bem focada para os amigos e conhecidos. Tem sido muito gratificante receber os feedbacks, entender as melhorias e ter sempre a disponibilidade de fazer um pouco melhor, a cada produção. São produtos feitos da nossa casa, para a casa dos amigos. E é delicioso compartilhar por aqui com os filhos, os comentários, as experiências culinárias de cada um com os “tomatinhos”, como têm sido carinhosamente chamados.

Uma curiosidade é que já fizemos a produção dos tomates secos defumados quando recém casamos e, da mesma forma, vendíamos para os amigos próximos. Isso foi em 2006, quando eu trabalhava no Marketing da empresa de frangos Macedo (aliás, aprendi demais sobre cuidado com os alimentos nessa época). No entanto, com a correria do dia-a-dia não seguimos a produção. Mas desde lá, criamos o nome Linha da Terra, que em breve, rebatizaremos em nossos produtos. 

Bom, com tudo isso, o que queremos mesmo transmitir para nossos filhos e para aqueles que acompanham nossa jornada, é que acreditamos que cada um pode fazer um pouquinho, ainda que seja dentro da sua casa. São as pequenas atitudes e exemplos, que moldam as grandes decisões futuras. Com o alimento, penso que estamos conseguindo mostrar o quanto ele é sagrado e precisa ser respeitado. E aí, outros valores colocam-se em questão, como a simplicidade, o respeito a natureza, a importância do esforço para alcançar nossos objetivos, caráter, coração, força de vontade e mentalidade aberta a mudanças e desafios.


Essa tem sido a nossa história no período de quarentena…

Bom, pelo menos até agora.


Claro que continuamos com nossas carreiras nas empresas que amamos, mas estamos experimentando outros movimentos, em família. Tem sido, sem dúvida, uma experiência muito linda.


E você? Fez algo novo na quarentena?