Você sabe muito bem: a água é a fonte da vida, um recurso natural, essencial para qualquer ser vivo. Como recurso finito, é muito importante que seu consumo seja consciente, de forma racional, para evitar desperdícios.
Estes foram um dos motivos para que, desde março de 2010, funcione no bairro a empresa SAE Pedra Branca. Entidade que compreende A Estação de Tratamento de Esgoto, Poços produtores de água, reservatórios de água, elevatórias , redes de distribuição de água e redes coletoras de esgoto e todos os recursos humanos e tecnológicos necessários para operar o sistema.
Tudo isso, dentro do bairro Cidade Criativa Pedra Branca.
Para entender melhor e conhecer melhor a proposta da SAE Pedra Branca, conversamos com Ramiro Nilson, engenheiro da empresa. Confira a entrevista na íntegra:
Qual é a missão da SAE Pedra Branca?
A missão é prover o bairro com água potável e coleta e tratamento de esgotos sanitários, com qualidade, regularidade e universalidade, no momento atual e também garantir que estes serviços continuem atendendo o Bairro, mesmo com o incremento populacional, ao longo dos anos.
Quais são as principais vantagens que ela trás para os moradores do bairro?
Através do SAE o Bairro Pedra Branca conseguiu ter uma regularidade de fornecimento de água que não ocorria até 2010.
Também os serviços de ligação de água e reparos de rede de água e esgoto são feitos de maneira mais rápida, pois as equipes de manutenção atuam exclusivamente no bairro. O planejamento dos investimentos é feito internamente, na empresa SAE Pedra Branca, tudo isso pela mesma tarifa praticada em todo o município da Palhoça.
Existe alguma inovação dentro da operação desenvolvida pela SAE? Qual?
Sim! A SAE se caracteriza por usar tecnologias de ponta para controlar a produção e distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos. Sendo assim o SAE possui um índice de perdas inferior a 10% do volume disponibilizado, o que é uma referência em saneamento.
Também a coleta e tratamento de esgotos atinge 100% do bairro. Como tecnologias inovadoras podemos citar o uso de automação, acionamento remoto de elevatórias de água e esgoto, telemetria de grandezas como vazões , pressões e níveis de reservatórios e elevatórias, tratamento de esgoto através de estação físico química com oxidação avançada, o sistema geográfico de informações – GIS, que correlaciona o banco de dados do SAE com a distribuição geográfica, permitindo inúmeros estudos e a implantação de distritos de medição e controle – DMC´s para o controle localizado das perdas de água.
Tem algum dado (números) do impacto que ela gera?
Atualmente fornecemos aproximadamente 600.000 m3 de água por ano, para mais de 4.000 clientes. Este número deve ser incrementado com o crescimento da população.
O que se pode esperar da SAE para os próximos anos?
Pode-se esperar que ele continue atendendo o Bairro Pedra Branca com qualidade, regularidade e universalidade, ou seja água na quantidade suficiente, na qualidade desejada, para todos os moradores do bairro, bem como o tratamento de todo o efluente sanitário gerado no bairro.
VOCÊ SABIA?
Em 2016 os moradores do Bairro Pedra Branca consumiram 107 litros de água por dia/ habitante. Comparando este consumo com a média nacional, de 154 litros por dia por habitante, é possível afirmar que os moradores do Bairro fazem uso da água racionalmente, evitando o desperdícios.
Paralelamente, as perdas de água do SAE no ano de 2016 foram de 11,6% do total disponibilizado. Comparando com a média nacional de perdas nos sistemas, de 37,0 %, percebe-se o compromisso do SAE com o bom gerenciamento do recurso hídrico. Combinando-se os dois índices, de consumo per capita e perdas, foi possível atender o Bairro com um volume de água até 50% menor do que o que seria necessário caso a os indicadores fossem iguais aos nacionais. O uso racional e o baixo índice de perdas geraram uma economia 400.000m3 (quatrocentos mil metros cúbicos) de água no decorrer de 2016. Este fato propiciou menos geração de esgoto sanitário, menos consumo de energia elétrica e menos geração de gás carbônico.