Em virtude do aumento de casos, o Estado de Santa Catarina adotou novas medidas restritivas e preventivas para enfrentar o aumento do COVID-19 no Estado.
Em reunião do governo estaduais e e representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), novas regras com passaram a valer em toda SC, com o intuito de barrar a propagação do Coronavírus na região.
Restrição de circulação na madrugada
Uma das normas restringe a circulação de pessoas de madrugada, durante os próximos 15 dias, entre a meia-noite e as 5h. A a medida restringe a circulação no horário da madrugada, mas não proíbe a circulação de pessoas no período diurno. Dessa forma, o texto não viola dispositivos constitucionais.
Use Máscara!
Outra questão é o uso obrigatório de máscara ao sair de casa, em todos os ambientes, à exceção de sua residência.
Serviços não essenciais
Só será permitido funcionar até a meia-noite, mas os clientes poderão acessar os estabelecimentos até, no máximo, às 23h. Passado da meia-noite, nem mesmo delivery poderá funcionar.
Transporte público, por aplicativos e postos de combustíveis
O transporte público pode circular durante a madrugada, desde que respeite 70% de sua lotação máxima.
A circulação de táxis e transportes por aplicativo está liberada, desde que atendendo situações específicas que respeitem o toque de recolher.
Por serem considerados serviço essencial, os postos de gasolina pode ficar abertos 24h, não sendo permitido a permanência e aglomero no mesmo.
Quem irá fiscalizar?
A responsabilidade em toda Santa Catarina será realizada pela Polícia Militar e dos Agentes de Segurança Municipais. Em caso de denúncias, a orientação é ligar ao 190.
Duração
As presentes medidas tem duração de 15 dias, a partir do dia 05 de dezembro, podendo serem prorrogadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina.
Apelo a nossos leitores
Toda a equipe do Viva Pedra Branca pede encarecidamente aos seus leitores que respeitem as novas orientações para o Estado, nossa cidade e o bairro Cidade Pedra Branca. Se possível: #fiqueemcasa! Se for sair, não esqueça sua máscara, que agora é item obrigatório.