Chegou julho. O mês do frio em nossa cidade, o mês de férias escolares e, desde 2011, o “mês sem plástico”.
A campanha, que iniciou em Reino Unido pelo movimento Plastic Free July, chegou com mais força no Brasil em 2018. Desde então, utilizamos a hastag #julhosemplastico pelo problema que o consumo de plástico ocasia em nossa sociedade.
“Nosso método atual de produzir, usar e descartar o plástico está fundamentalmente falido. É um sistema sem responsabilidade, e atualmente opera de uma maneira que praticamente garante que volumes cada vez maiores de plástico vazem para a natureza”
afirma Marco Lambertini, Diretor-Geral do WWF-Internacional.
Os números do Brasil são preocupantes
Segundo dados do Banco Mundial, o nosso país é o quarto (!!!!) maior produtor de lixo plástico do mundo, produzindo um total de 11,3 milhões de toneladas por ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, Índia e China. Deste total, apenas 1,28% são efetivamente recicladas, sendo que a média mundial é de 9%. Ou seja, a grande maioria do plástico utilizado no Brasil não é reciclado e acaba sendo descartado junto ao lixo normal.
Mais plástico do que peixes
Segundo a ONU Meio Ambiente, se o consumo de plástico continuar da mesma maneira, até o ano de 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes. Isso é possível porque anualmente, 12,7 milhões de toneladas de plástico estão indo parar diretamente no mar.
Um canudinho ou sacolinha a menos fazem diferença?
Sim!!!! O uso em excesso de um canudo ou de uma sacolinha pode fazer a diferença! Imagine o volume de sacolinhas plásticas que você utiliza durante um mês em sua casa. Agora pense em todos os moradores de sua rua. E se pensar em todos os moradores do seu bairro?
Segundo um estudo da WWW-Brasil, cada brasileiro chega a produzir um kilo de lixo plástico por semana. Com certeza, estes números podem ser menores com a participação e conscientização de mais pessoas.
Como podemos participar da campanha?
Além de utilizar a hastag #julhosemplastico nas redes sociais, nossa primeira dica é recusar. Recuse tudo o que for feito de plástico descartável. É possível substituir pratos, sacos de lixo, canudos, copos, sacolas, garfos por utensílios de materiais duráveis ou, até mesmo menos agressivos ao meio ambiente.
É mais fácil do que parece! Então, vamos fazer parte do #Julhosemplastico?