Além das tradicionais trilhas em meio à natureza, o município também apresenta opções de passeio em duas rodas com temáticas urbanas.
Uma das grandes mudanças provocadas no setor turístico devido à pandemia da Covid-19 foi o aumento do interesse pelos passeios ao ar livre. Com o objetivo de se afastar das aglomerações e visando a ampliação do contato com a natureza, os turistas buscam com uma freqüência cada vez maior atividades como o cicloturismo.
O interesse pelas rotas de bicicleta vem apresentando tamanho crescimento em todo o país que a coordenadora de produtos turísticos do Ministério do Turismo, Fabiana Melo de Oliveira, afirmou que as atividades ao ar livre serão uma tendência para retomar o setor após a crise enfrentada com a pandemia e que o cicloturismo pode ser um meio de valorizar e proteger o patrimônio natural.
O município de Palhoça, por sua extensão e grande diversidade geográfica, apresenta uma ampla variedade de opções para quem curte a atividade turística em duas rodas. Um bom exemplo de roteiro é a Trilha Pagará – Morro dos Gatos que tem início no território palhocense e termina na cidade vizinha de Santo Amaro da Imperatriz. O cenário ao longo do trajeto é encantador e a natureza exuberante aliada à paisagem bucólica torna inesquecíveis os momentos para aqueles que curtem trilhas com Mountain Bike.
Quem prefere um cenário mais urbano, também pode encontrar excelentes opções como o roteiro pelo Passeio Pedra Branca. Se o cicloturista pretende unir às pedaladas uma culinária de nível internacional, esse trajeto é ideal por apresentar restaurantes e opções gastronômicas de dar água na boca.
Para o secretário de Turismo José Virgílio da Silva Júnior, o município tem roteiros destinados a todos os tipos de cicloturistas. “Palhoça possui uma grande área territorial, o que é ótimo para quem gosta de andar de bicicleta. Temos excelentes opções de passeios à beira mar, na região sul do município, temos roteiros urbanos e, também, muitas opções para quem gosta de uma pedalada mais radical. Nesta quinta-feira (03) é celebrado o Dia Mundial da Bicicleta e faço o convite a todos os cicloturistas para conhecer as belezas naturais de nossa cidade” destaca o secretário.
Crédito da imagem: Luan Greg
As informações são da Prefeitura de Palhoça.
Muito bom o conteúdo!
Continuo ansioso para ter matérias dos escoteiros no Portal