Escrito por Pedro Ceron

Fui desafiado a escrever sobre cidades e pessoas. Ainda lembro o cheiro dos jornais que estavam sobre a mesa. Vi a pouco notícias sobre algum portal que conecta pessoas, cidades e histórias. Mas como isso? Como conectar e engajar pessoas a compartilharem suas histórias pelas linhas que constroem as ruas. 


Desde que o ser humano se fez racional, nos reunimos ao redor de fogueiras para compartilhar histórias sobre nossas experiências. Hoje trocamos a fogueira e os bancos de madeira pelas redes sociais. Mas e se dentro deste universo de aplicativos e matchs houvesse a chance de você voltar a reunir pessoas nas praças para conversar e trocar experiências. 


Steven Johnson faz um paralelo sobre a evolução da criatividade, para tal desenvolvimento o encontro entre as pessoas/universos é necessário. Começamos grandes revoluções em bares, em casas de chá e até mesmo em um café informal. O encontro de pessoas gera energia e criatividade para nossos tempos.


Cada pessoa é um universo cidade e nele pequenas estrelas de ideias estão pulsando e transmitindo seu brilho, cada pessoa aguarda o encontro de outra para gerar insights e a partir deste em um movimento de cocriação gerar novas reflexões e visões sobre o que entendemos ser cidades.


“Cidades para mim é isso, um grande organismo vivo que além de pluricelular é repleto de sinapses, experiências, pessoas e universos que transcendem nosso cotidiano.”

Mas e você? Você…é cidade?